Coreia do Sul lança comitê para reforçar exportações de energia nuclear

A Coreia do Sul lançou um comitê com o objetivo de reforçar as exportações de usinas nucleares do país, parte do plano do Presidente Yoon de acabar com a política do governo anterior de uma eliminação nuclear, e reviver a indústria.

Ao tomar posse, o presidente Yoon Suk-yeol prometeu reverter a política do governo anterior de eliminar a energia nuclear.
Na verdade, durante a conferência de imprensa de quarta-feira para marcar 100 dias no cargo, Yoon enfatizou a necessidade de avançar com as exportações de energia nuclear.

“Após o abandono do plano de eliminação da energia nuclear, realizei ativamente a diplomacia de vendas na cúpula da OTAN. Como resultado, as encomendas no exterior para usinas nucleares sul-coreanas começaram recentemente. Continuarei apoiando e trabalhando para sua expansão no exterior.”

Em consonância com isso, o governo sul-coreano lançou na quinta-feira um comitê especial destinado a expandir as exportações de energia nuclear.

Envolvendo ministérios relevantes, instituições públicas e privadas, além de especialistas do setor, busca aumentar a competitividade na indústria de energia nuclear e oferecer oportunidades em projetos de energia nuclear.

A primeira reunião foi presidida pelo Ministro do Comércio, Indústria e Energia Lee Chang-yang.

“Para vencer licitações para projetos de energia nuclear, é necessário analisar as condições de cada país e entender áreas de cooperação, bem como ter uma estratégia distinta para impulsionar as exportações.”

A Coreia do Sul pretende exportar 10 reatores nucleares até 2030.

E assim, agora está trabalhando para ganhar licitações para grandes projetos de energia nuclear, como o plano da Polônia para construir seis reatores nucleares até 2043 e o projeto da República Tcheca de construir outro reator em sua região sul de Dukovany.

A Coreia do Sul planeja estabelecer escritórios em 8 países, incluindo Polônia, República Tcheca e Arábia Saudita, para ajudar nas exportações de energia nuclear.

Na reunião de quinta-feira, o ministro Lee Chang-yang também disse que o governo planeja fornecer às empresas mais de 750 milhões de dólares em trabalho neste ano, em uma tentativa de reviver a indústria de energia nuclear do país.
Min Suk-hyen, Arirang News.

Fonte: Arirang