Representantes de Argentina, Brasil, Cuba, EUA, México e Peru se reuniram de 1 a 5 de agosto, na Cidade do México, México, para a 4ª reunião no âmbito do projeto “Requisitos para la autorización y procedimientos para la inspección de Radiofarmacias”. A reunião, no escopo do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares (FORO) contou ainda com participação virtual do Oficial Técnico da Agência Internacional de Energia Atômica e representantes da Espanha. A Comissão Nacional de Energia Nuclear representou o Brasil por meio da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS).
O objetivo do encontro, coordenado pela representante da DRS/CNEN, Samira Carvalho, foi dar continuidade à discussão e à revisão de um guia para direcionar os órgãos reguladores dos países-membros no estabelecimento de requisitos para licenciamento e inspeção de instalações de radiofarmácias centralizadas e industriais.
Desde a primeira reunião do projeto, sediada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) em São Paulo, em março/2020, o grupo se reuniu apenas vitualmente, devido às restrições da pandemia COVID 19. Dessa vez, presencialmente, houve um dia dedicado à discussão e ao intercambio de experiências sobre a dosimetria de trabalhadores em radiofarmácias, através de apresentações dos participantes, e visitas técnicas às instalações de radiofarmácias centralizadas e industriais locais.
O Foro foi criado em 1997 para promover o alto nível de segurança em todas as práticas e atividades que envolvam fontes de radiação ionizante e materiais nucleares. Uma de suas ações centrais é o intercâmbio de informações e experiências relacionadas à segurança radiológica, nuclear e física. A entidade mantém colaboração com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e é composta por organismos reguladores de atividades nucleares e radiológicas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.
Fonte: CNEN