
Uma comitiva brasileira esteve na Analysis and Measurement Services (AMS) Corporation, no estado americano do Tennessee, para trocar experiências e conhecimentos sobre o setor nuclear. A AMS é uma empresa de consultoria em engenharia nuclear no fornecimento de equipamentos, treinamento e serviços para a indústria mundial de energia nuclear, focada na verificação do desempenho de sistemas de instrumentação e controle de processos (I&C).
A comitiva brasileira foi liderada pelo Chefe da Assessoria Especial de Gestão do Ministério de Minas e Energia, Almirante Noriak Wada. O grupo contou ainda com o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha; o presidente da Nuclep, Almirante Carlos Seixas; o presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Carlos Freire Moreira, entre outros. A visita à AMS teve ainda a participação de representantes do Oak Ridge National Laboratory.

O campus da AMS abrange mais de 9 mil metros quadrados de espaço para escritórios e laboratórios, com equipes de especialistas altamente qualificados com diplomas em engenharia elétrica, mecânica, nuclear, química, informática e de materiais. Aproximadamente 70% das atividades da empresa são dedicadas à realização de medições de campo em usinas nucleares. Os 30% restantes são divididos em desenvolvimento de equipamentos, testes de laboratório, pesquisa e desenvolvimento e treinamento técnico.
A AMS também realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de alto nível para várias organizações nacionais e internacionais e agências governamentais, incluindo o Departamento de Energia dos EUA, a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, o Departamento de Defesa dos EUA, a NASA, a Marinha dos EUA e a Electric Power Research Instituto.
Fonte: Petronotícias