Em março de 2022, o Departamento de Energia dos EUA (DOE) aprovou o pedido de empréstimo da Parte I da Holtec International para a construção de pequenos reatores modulares (SMRs) e convidou a empresa a solicitar um empréstimo federal para ajudar a construir quatro SMR-160s e expandir a capacidade de fabricação da empresa para construir a primeira onda de reatores nucleares em grande número. A Holtec apresentou o pedido final (Parte II) em 19 de julho, no qual a Companhia articulou seu plano de construir o primeiro motor SMR-160s como uma usina de quatro unidades nos EUA, para expandir a capacidade de produção de sua fábrica pesada existente em Camden, NJ, e para estabelecer uma nova fábrica de superdimensionamento para a fabricação de SMR-160s. Nossas fábricas baseadas em Camden e Pittsburgh, ambas equipadas para fabricar equipamentos de capital pesado do tipo necessários em SMRs, atualmente produzem cerca de 1000 peças de equipamentos pesados e soldas a cada ano. As capacidades avançadas de fabricação localizadas em Camden serão ampliadas com equipamentos adicionais de usinagem, soldagem robótica e manuseio de materiais para aumentar o rendimento dos componentes SMR-160 para ajudar a atender ao aumento projetado na demanda pelo SMR-160s esperado para a próxima década. A nova fábrica de giga, a ser construída em um local ainda não identificado, será uma versão muito maior da moderna fábrica de fabricação pesada na sede de tecnologia de Camden da Holtec que a Empresa encomendou em 2017. A Holtec planeja construir a nova instalação, chamada provisoriamente de Holtec Heavy Industries, para melhorar materialmente a capacidade de fabricação nuclear da América, e disponibilizá-la a outros fornecedores de usinas nucleares com necessidades de hardware de capital.
Temos o prazer de informar que um dos mais proeminentes operadores nucleares da América, a Entergy Corporation, assinou um Memorando de Acordo (MOA) com a Holtec, sob o qual a Entergy avaliará a viabilidade de implantar um ou mais SMR-160s em um ou mais de seus locais existentes dentro da área de serviço Entergy. O Chefe de Gabinete Nuclear da Entergy, Sr. Chris Bakken, explica assim: “A Entergy avaliará o sistema SMR-160 da Holtec como um meio de potencialmente nos ajudar a cumprir nossas metas líquidas zero devido à sua segurança inerente, modularidade, simplicidade operacional, pequena pegada e as tecnologias comprovadas do reator de água leve que o subjugam. A capacidade de fabricação nacional estabelecida pela Holtec, um forte balanço patrimonial e suas décadas de desempenho comprovado no apoio à nossa frota operacional também contribuíram para nossa decisão.”
O pedido de empréstimo da Holtec ao DOE identifica vários locais para as primeiras usinas SMR-160, uma vez que qualquer implantação requer a garantia do suporte financeiro necessário para a construção da usina e um contrato de energia de compra de longo prazo (PPA) dos estados-sede dos candidatos. Além da área de serviço da Entergy como um local potencial, o pedido de empréstimo também menciona a construção do primeiro SMR-160 na própria fábrica da Holtec, Oyster Creek (comprada da Exelon em 2018) em Nova Jersey, onde, como mencionado acima, a Holtec já possui uma fábrica de última geração em funcionamento. A nova fábrica de alta capacidade provavelmente estará localizada na região onde serão implantadas as primeiras SMR-160. Inevitavelmente, o primeiro estado de mudança se tornará o líder na indústria emergente de pequenos reatores modulares com dezenas de milhares de novos empregos de alto remuneração na fabricação, serviços de suporte a reatores, operações de usinas nucleares e áreas relacionadas.
“Esperamos que a lei de energia limpa parada no Congresso, cuja aprovação é fundamental para lançar o surgimento de usinas de RMS incondicionalmente seguras nos EUA, logo se torne lei cumprindo a piada de Abraham Lincoln: ‘Eu ando devagar, mas não volto atrás’. Consideramos uma rápida expansão da capacidade global de geração 24/7 de energia limpa e reverter o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera como uma questão de sobrevivência do nosso planeta como habitat humano. O calor escaldante que domina grandes faixas do mundo esta semana, acreditamos, prevê a terrível mudança climática que está no futuro da humanidade, a menos que ajamos sem demora. Nosso governo deve repetir a grande história de sucesso da energia solar com novas energias nucleares, que mantém uma promessa ainda maior de mitigação de carbono”, diz o CEO da Holtec, Dr. Kris Singh.
A coordenação da Holtec com o DoE Loan Programs Office está sendo liderada por sua subsidiária integral, Holtec Government Services (HGS). Como patrocinador executivo do pedido de empréstimo, o vice-presidente do HGS, Almirante Fritz Roegge, usn (aposentado) creditou o empréstimo federal da USG como o veículo essencial para ajudar a construir e implantar SMRs para atender à demanda por energia limpa confiável, e ele reconheceu o apoio consistente do pessoal do Escritório de Programas de Empréstimos à equipe de propostas do HGS durante todo o exigente processo de solicitação de empréstimo[1].
Fonte: Holtec International