GE Hitachi sai na frente para instalação de SMRs no Canadá

AS6dtYbM_400x400

A Utility SaskPower selecionou o pequeno reator modular (SMR) da GE Hitachi Nuclear Energy (GEH) para potencial implantação na província canadense em meados da década de 2030, após um processo de avaliação que analisou várias tecnologias SMR. A SaskPower disse que fez sua escolha após uma avaliação que se concentrou em fatores como segurança, prontidão tecnológica, tamanho da geração, tipo de combustível e custos esperados de eletricidade. O processo de avaliação independente e abrangente, além  de uma estreita colaboração com a Ontario Power Generation (OPG) e uma revisão da empresa de engenharia independente Calian. Don Morgan, ministro responsável pela SaskPower, disse que “este é um marco importante, pois Saskatchewan trabalha para um futuro mais limpo e sustentável”.

GE

Embora toda a produção de urânio do Canadá venha de Saskatchewan, a província atualmente não usa energia nuclear. No entanto, o governo de Saskatchewan identificou o desenvolvimento da tecnologia SMR como uma meta de crescimento em seu roteiro de desenvolvimento de 2019 e, no início deste ano, juntamente com os governos de Ontário, Saskatchewan, New Brunswick e Alberta, lançou um plano estratégico conjunto que define um caminho para o desenvolvimento e implantação de SMRs. A OPG já selecionou o GE-Hitachi BWRX-300 para seu novo projeto nuclear de Darlington, em Ontário, onde o primeiro SMR comercial em escala de grade do Canadá pode ser concluído já em 2028. A seleção da mesma tecnologia pela SaskPower ajuda a permitir um , abordagem baseada em frota para implantação de SMR.

O governo de Ontário disse que apoiou a escolha da SaskPower: “Ao selecionar o mesmo desenvolvedor de tecnologia, Saskatchewan está seguindo a liderança de Ontário para construir seu primeiro SMR e aproveitar o legado do Canadá de liderar o mundo em energia nuclear limpaO urânio produzido em Saskatchewan, ligado ao conhecimento e experiência nuclear de Ontário, criará novas e empolgantes oportunidades para ambas as províncias no país e no exterior”.

A SaskPower disse que não tomará uma decisão sobre a construção de um SMR até 2029, mas enquanto isso continuará com o desenvolvimento do projeto, licenciamento e trabalho regulatório, incluindo a identificação de um local apropriado para a primeira usina nuclear de Saskatchewan. Atualmente, está realizando uma avaliação técnica detalhada de regiões potenciais que poderiam hospedar um SMR e espera-se que identifique regiões adequadas este ano. Para Jay Wileman (foto principal), presidente e CEO da GEH, “o BWRX-300 é a solução de tecnologia SMR ideal para SaskPower e clientes que desejam causar impacto nas mudanças climáticas e na segurança energética em um prazo significativo.” O BWRX-300 é um SMR de circulação natural refrigerado a água de 300 MWe com sistemas de segurança passiva que aproveita a base de projeto e licenciamento do projeto de reator de água fervente ESBWR certificado pela Comissão de Regulamentação Nuclear dos EUA. O projeto está atraindo interesse internacional, e a GEH tem memorandos de entendimento ou outros acordos em vigor com empresas da República Tcheca, Estônia, Polônia, Suécia e Estados Unidos.

Fonte: Petronotícias