China constrói primeiro reator nuclear pequeno em terra do mundo

O primeiro projeto de demonstração de pequeno reator comercial em terra do mundo, o “Linglong One”, desenvolvido de forma independentemente pela China está em construção. As informações são da CCTV.

O Linglong One (ACP100) é o primeiro pequeno reator do mundo a passar na revisão de segurança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), marcando liderança mundial da China em tecnologia de reatores pequenos modulares. Desde o início deste ano, a China fez avanços em várias novas tecnologias e equipamentos relativos à energia nuclear.

Linglong One é um reator pequeno de água pressurizada modular multifuncional, desenvolvido pela China National Nuclear Corporation (CNNC) por mais de 10 anos. O reator tem uma potência de 125 mil kW, podendo gerar até 1 bilhão de kWh de energia todo ano, fornecendo energia suficiente para 526 mil famílias.

Atualmente, a CNNC construiu a base de energia nuclear mais ao sul da China, em Hainan, e vários projetos de energia, como Changjiang Nuclear Power, foram concluídos e colocados em operação.

De acordo com as informações, Linglong One é a primeira tecnologia de reator pequeno do mundo a passar na revisão geral de segurança da AIEA, em abril de 2016, e que começou a ser construído oficialmente em Changjiang, Hainan, em 13 de julho de 2021, com prazo de construção de 58 meses, previso para 2026.

A CNNC disse que a tecnologia de pequenos reatores modulares tem as características de miniaturização, modularização, integração e passividade, e possui alta segurança, curto período de construção e implantação flexível. Esse tipo de reator nuclear pode atender a vários propósitos, como dessalinização da água do mar, fornecimento de energia distrital e aquecimento industrial.

Fonte: China2Brazil