A parada de reabastecimento de Angra 2 está entrando na sua terceira semana com êxito total. Já foi concluído o descarregamento dos combustíveis do reator da usina e, no momento, esses elementos estão passando por uma inspeção. Além disso, estão sendo feitos trabalhos nos transformadores do gerador principal, uma inspeção no rotor do conjunto turbogerador e a medição da espessura das tubulações do ciclo água-vapor, entre outras atividades.
É importante ressaltar que o escopo e o tempo de duração dessa parada foram ampliados, uma vez que foram incluídas tarefas postergadas nos últimos dois anos por conta da pandemia do coronavírus. Por conta disso, a Eletronuclear contratou um número maior de trabalhadores temporários para dar suporte aos técnicos da empresa durante os 42 dias de trabalho.
Foram mobilizados 1.250 profissionais brasileiros e 160 estrangeiros, sendo que grande parte desse total é composto por moradores da Costa Verde, mais especificamente do 4º Distrito. Isso reafirma o compromisso da companhia com a valorização da mão de obra local. O número de trabalhadores que de fato não é da região é pequeno: são profissionais contratados para desempenhar funções com características bastante específicas da área nuclear.
A empresa também está oferecendo alojamento para aqueles que, embora sejam da Costa Verde, residam mais afastados da central nuclear ou trabalhem no turno da noite. Cerca de 10% do efetivo de contratados está utilizando esse benefício.
Por fim, a Eletronuclear ressalta que, como a circulação do coronavírus ainda é uma realidade, estão sendo adotadas medidas de segurança sanitária para minimizar o risco de contaminação dos profissionais envolvidos na parada, incluindo o uso de máscaras.
Fonte: Eletronuclear