A Amazul participou da missão denominada pré-SALTO (Safety Analysis Long Term Operation – Análise de segurança da extensão de vida útil de usinas), realizada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de 6 a 10 de junho, em Angra 1.
As missões SALTO e pré-SALTO são um serviço prestado pela AIEA aos países membros. As missões são solicitadas pela usina como forma de avaliar a segurança e o processo de extensão de vida (LTO) e têm o objetivo de incrementar a confiabilidade da instalação.
A Amazul enviou três empregados nessa missão. Eles já haviam participado das atividades de extensão de vida de Angra 1, por meio do convênio vigente com a Eletronuclear.
Um desses empregados também participou, de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2021, do treinamento para formação de revisores SALTO promovido pela AIEA em Viena, Áustria. O treinamento, inédito, teve por objetivo formar novos revisores, uma vez que várias unidades ao redor do mundo estão iniciando seus programas de extensão de vida útil e há poucos profissionais com essa qualificação.
A presença da Amazul nessa missão traz o reconhecimento da capacitação adquirida e da qualidade do trabalho desenvolvido junto à Eletronuclear, além de abrir possibilidade de participação em outras missões programadas pela AIEA.
Fonte: Amazul