Nos dias 20 e 21 de novembro de 2019, cerca de 80 pesquisadores, alunos de pós-graduação e demais interessados participaram do 2º Workshop Anual do Reator de Pesquisa – WARP 2. Durante os dois dias do evento foram realizadas 24 apresentações técnicas que destacaram a utilização do Reator Nuclear IEA-R1, em operação desde 1957, em pesquisas nas áreas de meio ambiente, saúde, arqueologia e física nuclear, entre outras.
Os trabalhos apresentados no encontro foram compilados pelos organizadores do evento e pesquisadores do Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ), os físicos Francisco de Assis Souza, Guilherme Soares Zhan e Paulo Sergio Cardoso da Silva. O resultado é o lançamento do livro “Contribuições do Reator IEA-R1 para a Pesquisa Nuclear – WARP2 – II Workshop Anual do Reator de Pesquisas”, editado pela Blucher.
Guilherme Zhan considera uma conquista a edição do livro, após o período de dois anos de desafios que a pandemia de COVID-19 trouxe. “Finalmente saiu o livro que conta parte da história das pesquisas realizadas no Reator IEA-R1, o mais antigo no Hemisfério Sul, ao longo de mais de 60 anos de operação”, afirma.
“A proposta, tanto do WARP quanto do livro, é termos um registro da pesquisa que tem sido feita no Reator IEA-R1 e que a informação seja mais acessível ao público contribuindo para a popularização da ciência”, complementa Paulo Sergio Cardoso da Silva.
Francisco de Assis Souza compartilha do mesmo pensamento, pois “o livro servirá como um excelente meio de divulgação das atividades realizadas no Reator IEA-R1”, conclui.
O físico Frederico Genezini, gerente do CERPQ, completa o time de apresentadores do seminário. Ele ressalta a importância do lançamento do livro como forma de resgate histórico do apoio prestado pelo Reator IEA-R1 ao desenvolvimento da ciência nacional. “Na ocasião da comemoração dos 60 anos de atividades do Reator IEA-R1, em 2017, tivemos dificuldades em localizar fontes para conhecer as pesquisas já realizadas com o reator. Com esse livro, parte dessa história está registrada”, ressalta.
O seminário foi exibido pelo canal Reator57, no YouTube.
Link para download do livro “Contribuições do Reator IEA-R1 para a Pesquisa Nuclear”
Fonte: IPEN