Reunião para planejar resposta a situações de emergência na FCN da INB

Uma cerimônia realizada no dia 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro, marcou a abertura das atividades do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende (Copren/RES) em 2022. O colegiado faz parte do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e tem a finalidade de planejar ações de resposta a situações de emergência na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da Indústrias Nucleares do Brasil – INB, em Resende/RJ.

Os diretores de Produção do Combustível Nuclear, Marcio Adriano Coelho da Silva, e de Enriquecimento Isotópico, Rogério Corrêa Borges, representaram o presidente da INB, Carlos Freire Moreira, na solenidade, realizada no auditório do edifício que abriga a sede da INB, no Centro do Rio.

“A nossa missão é a produção dos elementos combustíveis para atender às usinas nucleares de Angra 1, 2 e, futuramente, Angra 3, e dentro dessa missão existe uma premissa principal, que é a questão da segurança”, afirmou Márcio Adriano. “Quando vemos tantas autoridades aqui, vindas de várias partes do Brasil, todos comprometidos com a segurança da INB, é uma questão que dá muito orgulho para todos nós e muita segurança para nossa população. Agradeço muito a cooperação e o comprometimento de cada um de vocês”, acrescentou.

“O fato de nós podermos contar com um grupo de pessoas oriundas das mais diversas agências e instituições, membros das forças armadas, assim como órgãos de segurança pública, e até mesmo do órgão regulador, demonstra o elevado grau de comprometimento que o setor nuclear tem com a segurança do Programa Nuclear Brasileiro”, destacou Rogério Borges. “É importante que estejamos sempre trabalhando com o objetivo claro de proteger não só nosso recurso humano, que faz parte da Fábrica de Combustível Nuclear, mas também toda a população do entorno e o meio ambiente”, complementou.

O secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), contra-almirante Marcelo da Silva Gomes, parabenizou o colegiado pelo trabalho desenvolvido no ano passado e falou um pouco sobre as atividades previstas para 2022. “O nosso grande desafio este ano é o planejamento e execução do Exercício Integrado de Emergência e Segurança Física Nuclear na INB, na fábrica (FCN). Para isso serão feitas seis reuniões este ano no âmbito do Copren”, disse.

O evento contou ainda com a presença do diretor do Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, capitão de mar e guerra Alexandre Itiro Villela Assano, e do diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear, Ricardo Fraga Gutterres, representando o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Após a cerimônia de abertura, as atividades da primeira reunião do Copren seguiram durante a tarde do dia 22 e ao longo do dia 23 de fevereiro, com possibilidade de participação também por videoconferência.

Fonte: INB