Operadora garante que usinas nucleares ‘operam normalmente’ na Ucrânia

A operadora nuclear estatal ucraniana Energoatom realizou uma reunião em seu centro de crise, nesta sexta-feira, após a ação militar russa e disse que uma série de ataques cibernéticos foram repelidos, sem dar detalhes de quando ou onde aconteceram.

A Ucrânia tem 15 reatores comerciais de energia nuclear em quatro instalações nucleares: Khmelnitski, Rovno (foto), Ucrânia do Sul e Zaporozhye.

A Energoatom disse que a reunião contou com a presença do ministro da Energia, Herman Galushchenko, e do chefe da Energoatom, Petro Kotin.

O senhor deputado Galushchenko disse na reunião que a tarefa mais importante de todos os trabalhadores do setor de energia é garantir a operação sustentável do sistema, de todas as instalações energéticas e das usinas nucleares.

“Não menos importante é a segurança cibernética em geral e a infraestrutura crítica, que inclui todas as usinas nucleares, em particular”, disse ele. “No entanto, nem um único ataque cibernético maciço teve sucesso – todos foram repelidos”, acrescentou.

A Ucrânia tem 15 reatores comerciais de energia nuclear em quatro instalações nucleares: Khmelnitski, Rovno, South Ukraine e Zaporozhye. Eles fornecem cerca de 51% da parte de eletricidade do país.

A Energoatom disse que todos estão operando normalmente. “Não há violações dos limites e condições de operação segura”, disse.

A Energoatom disse que a segurança adicional foi implantada nas usinas nucleares, havia “um nível aprimorado de proteção de instalações nucleares e materiais nucleares” juntamente com medidas para evitar a ocorrência de crises e situações de emergência.

Fonte: Nucnet