As atividades da parada de Angra 2 estão em ritmo intenso. Na madrugada desta segunda-feira (14/06), foi concluído o descarregamento dos combustíveis usados do núcleo do reator. Agora, está sendo realizada uma inspeção visual nesse material. Às 7h de hoje (15), 44 dos 83 elementos combustíveis já haviam sido inspecionados. Foram feitos ainda testes nas molas dos internos superiores do reator, e está em curso a limpeza do piso da cavidade e dos internos inferiores do equipamento.
Também estão em andamento inspeções no rotor da turbina de baixa pressão. Já o rotor da turbina de alta pressão está passando por reparos. Por fim, estão sendo feitos trabalhos no transformador principal (BAT) e nas redundâncias 20/50 e 10/60. De acordo com contagem feita nesta terça-feira pela manhã, das 3.118 atividades programadas para a parada, 756 já foram concluídas.
Descarregamento de combustível do núcleo do reator
Além disso, continuam chegando à central nuclear combustíveis para a recarga de Angra 2 (confira na galeria ao final do informe como é feito o descarregamento dos elementos combustíveis quando chegam à CNAAA). O sétimo lote foi entregue nesta segunda-feira.
A previsão é que a parada dure 48 dias. Para realizá-la, foram contratados 770 profissionais brasileiros e 70 estrangeiros. Por conta da pandemia do coronavírus, foram implementadas diversas medidas de segurança sanitária.
Fonte: Eletronuclear