O presidente da INB, Carlos Freire Moreira, e o diretor de Produção do Combustível Nuclear, Márcio Adriano Coelho, participaram, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, da World Nuclear Exhibition – WNE 2021, em Paris, na França. O evento, que contou com 18 mil participantes de mais de 80 países, é considerado a primeira plataforma dedicada à comunidade civil no setor nuclear.
Cerca de 600 expositores preencheram os corredores do Parque de Exposições de Villepinte nesta edição, que teve como tema “A indústria nuclear, uma parceira fundamental para uma sociedade com baixo carbono em um futuro responsável”. O presidente da INB relata que a descarbonização foi pauta em todas as apresentações e discussões. “Ficou bastante claro que o papel principal nesse processo é da energia nuclear no mundo todo, complementada pelas energias renováveis, como energia solar, eólica, biogás, biodiesel, etc”, explicou.
Outro tópico que foi muito abordado é a disseminação dos chamados SMRs, os Pequenos Reactores Modulares (Small Modular Reactors, em inglês). “Houve vários painéis, mostrando que as empresas dedicadas a esse trabalho têm apresentado muitos resultados – o que pode contribuir com a extensão de vida das usinas nucleares e com a possível retomada na produção de energia nuclear em localidades em que o setor estava adormecido”, resumiu Freire.
Durante a convenção, foi possível participar de reuniões de negócios, que conectam potenciais compradores, fornecedores e parceiros, dependendo das necessidades específicas de cada participante. Para este ano, 3,8 mil reuniões foram realizadas.
Os representantes da INB tiveram a oportunidade de se reunir com atuais e potenciais parceiros, como Framatome, Urenco, Urano, Enusa e Tecnatom, além de participar de diversos painéis. Foi possível ainda visitar o Planeta Start Up, que concentrou cerca de 20 novas empresas em um espaço dedicado à introdução de suas tecnologias e seu potencial no campo nuclear civil. “A situação atual nunca foi tão promissora para a indústria nuclear em todo o mundo. Estou convencida de que a energia nuclear deve desempenhar um papel crucial na transição energética para atingir o objetivo de uma sociedade de baixo carbono. WNE é, mais do que nunca, o evento que atende a indústria nuclear global”, disse Sylvie Bermann, presidente da WNE e embaixadora da França, em seu discurso oficial publicado no site do evento.
Fonte: INB