Westinghouse Electric Company e Energoatom assinam contrato para primeira unidade AP1000 na Ucrânia

A Westinghouse Electric Company e a Energoatom, a concessionária estatal nuclear da Ucrânia, assinaram um contrato em Kiev, Ucrânia, delineando os detalhes de seu acordo para levar os reatores ® Westinghouse AP1000® para a Usina Nuclear Khmelnytskyi.

Patrick Fragman, presidente e CEO da Westinghouse e Petro Kotin, presidente interino da NNEGC Energoatom assinam um contrato para o primeiro AP1000 na Ucrânia. Eles se juntam à embaixadora dos EUA, Kristina Kvien, e ao ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko.

Este acordo inicia a engenharia e aquisição de itens de longo prazo para a primeira unidade Westinghouse AP1000 no local de Khmelnytskyi. A cerimônia de assinatura contou com a presença do ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, e a embaixadora dos Estados Unidos no país europeu, Kristina Kvien.

O Acordo assinado com parceiros da Westinghouse abre uma nova etapa no desenvolvimento do setor de energia nuclear da Ucrânia.

A construção de novas unidades de energia é essencial para a independência energética do nosso país. Além disso, estamos nos tornando a força motriz que abrirá o caminho para a Europa para a neutralidade do carbono. A Energoatom, em cooperação com nossos parceiros americanos, está pronta para fazer a transição verde para energia limpa e acessível”, disse Petro Kotin, presidente interino da NNEGC Energoatom.

Em agosto, foi anunciado que a Energoatom havia selecionado a tecnologia Westinghouse AP1000 para seus objetivos de longo prazo para desenvolver novas usinas nucleares na Ucrânia. O acordo de exclusividade prevê que a Westinghouse e a Energoatom prosseguirão com projetos de reator AP1000 para ajudar o país a alcançar a descarbonização e suas metas de segurança energética. A planta AP1000 é um reator Gen III+ comprovado. Possui sistemas de segurança totalmente passivos, design padrão modularizado, alto desempenho de operabilidade e capacidade de seguimento de carga. Os projetos AP1000 fornecerão à Energoatom e à Ucrânia benefícios econômicos e de localização substanciais através da construção e vida útil de cada reator.

“Estamos orgulhosos de continuar nossa parceria com a Energoatom no apoio aos seus objetivos de desenvolver usinas nucleares na Ucrânia. Este contrato para construir a primeira usina AP1000 na cidade de Khmelnytskyi aproxima o país de alcançar seus objetivos de descarbonização e segurança energética. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho com a Energoatom para garantir que a Ucrânia seja capaz de utilizar energia nuclear limpa, confiável e econômica para o futuro”, disse Patrick Fragman, presidente e CEO da Westinghouse.

Fonte: Westinghouse Nuclear