A Nucleoeléctrica Argentina iniciou a Revisão Anual Programada da Usina Nuclear Atucha I. A atividade começou em 28 de agosto, com duração prevista de sete semanas.
Mais de 1500 pessoas trabalham na revisão, incluindo funcionários da Nucleoeléctrica Argentina e 14 empreiteiros, com o objetivo de concluir as 3.500 tarefas planejadas.
O objetivo das revisões programadas é cumprir as tarefas de inspeção, manutenção e prevenção pertinentes a uma usina nuclear que é executada com a Usina fora de serviço a cada 12 meses, de acordo com as exigências regulatórias.
Os trabalhos incluem inspeções, manutenção, execução de testes, desarmamento e limpeza de sistemas e componentes. Além disso, são realizadas tarefas relacionadas ao edifício para o Armazenamento Seco de Elementos Combustíveis Queimados (ASCQ) e a extensão da vida útil da instalação.
A segurança é o principal valor da Nucleoeléctrica Argentina. Nesse sentido, todos os trabalhos são desenvolvidos respeitando os princípios da segurança, no âmbito das expectativas de comportamento e práticas de trabalho da Central.
Desde o início da pandemia COVID-19, a empresa tem implementado medidas rigorosas de prevenção com o objetivo de proteger a saúde de seus trabalhadores e garantir a operação segura das três usinas nucleares argentinas. Durante este desligamento programado, os protocolos correspondentes continuam a ser aplicados para realizar as tarefas com segurança.
Atucha I foi conectada ao Sistema Elétrico Nacional em 19 de março de 1974 e iniciou a produção comercial em 24 de junho do mesmo ano. Atualmente tem uma energia elétrica bruta de 362 megawatts de eletricidade. Ao longo de sua operação, se destacou por sua excelência operacional.
Embora seja a primeira usina nuclear argentina, todos os seus sistemas de segurança foram atualizados e cumprem as exigências locais e internacionais. A Nucleoeléctrica Argentina está executando o Projeto de Extensão de Vida Atucha I, cuja conclusão permitirá que sua operação seja estendida por mais 24 anos em plena potência.
Fonte: Enula