Conexão Nuclear: oitava edição da revista já está disponível

Já está disponível a oitava edição da revista Conexão Nuclear, em português e inglês!

A matéria de capa traz o trabalho desenvolvido em conjunto pela ABDAN e pelo Sebrae em torno da Rota Tecnológica, para a formação de um mega cluster nuclear no Brasil. O estudo listou 45 pontos estratégicos entre empresas, universidades e centros de tecnologia nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O trabalho foi apresentado durante a Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E), em julho, e tem como objetivos atrair novos investimentos e incentivar médias e pequenas empresas a oferecer produtos e serviços para o setor nuclear.

Outro destaque da publicação é a entrevista com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, que esteve recentemente no Brasil. Durante a visita, o argentino conheceu as principais instalações do setor nuclear do país e firmou um acordo de cooperação entre a AIEA e a ABDAN, visando a troca de conhecimentos tecnológicos.

A medicina nuclear também teve espaço na revista, com uma matéria sobre a experiência da Rosatom na produção de matéria-prima para radiofármacos, a ampla gama de isótopos radioativos e estáveis ofertados para fins médicos e o posicionamento da empresa no Brasil neste setor.

Mais a frente, entra em pauta a tentativa de flexibilizar o monopólio da União na produção dos radiofármacos, que ainda por cima vive uma concentração geográfica que traz contratempos de logística para pacientes e profissionais na linha de frente na batalha contra o câncer. Para falar sobre o assunto foram ouvidos o coordenador geral de instalações médicas e industriais da CNEN, Alessandro Facure, e a a chefe do serviço de medicina nuclear no INCA, Priscilla Pujatti.

A Conexão Nuclear está disponível no site da ABDAN, acesse em https://abdan.org.br/revista-conexao-nuclear-download/