Pesquisas com feixes de nêutrons no Reator Multipropósito Brasileiro é tema de webinar

A próxima edição das palestras de divulgação científica do CERPQ Journal Club terá como tema “Projeto do Reator Multipropósito Brasileiro: A Extração Feixes de Nêutrons para Pesquisas de Estruturas de Materiais”. O tema será desenvolvido pelo físico Alexandre Pinho dos Santos Souza, com mestrado e doutorado pela UNESP, campus de Guaratinguetá. Atualmente, Souza é bolsista do Projeto RMB na parte de simulações Monte Carlo e instrumentos neutrônicos.

Existe atualmente uma significativa parcela da comunidade científica que emprega o uso de nêutrons na investigação de estruturas e materiais em diversos campos do conhecimento. Devido à grande importância destes estudos, o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) detalha, em uma de suas áreas de atuação, um conjunto de cinco tubos de extração de nêutrons, sendo que dois deles são classificados como de nêutrons frios e três como térmicos. Deste conjunto de tubos, dois são responsáveis por alimentaros instrumentos a serem instalados no salão de nêutrons.

A fim de estabelecer o Laboratório de Feixe de Nêutrons, responsável
por estes instrumentos, é necessário desenvolver um estudo completo de todo o processo de criação, transporte e consequente utilização dos nêutrons dentro do projeto RMB. Tal processo se dá mediante ao uso de simulações Monte Carlo e são fundamentais para estabelecer um grupo científico que possua autonomia para definição dos instrumentos neutrônicos e seu sistema de guias.

No seminário são apresentados os principais aspectos da definição das guias de nêutrons, além das perspectivas futuras para escolha de instrumentos e simulações do núcleo do reator RMB.

A série de seminários do CERPQ Journal Club, é organizada pelos pesquisadores Paulo Sérgio Cardoso da Silva e Levy Scalise Macie, do Centro do Reator de Pesquisas do IPEN-CNEN. A transmissão será em 26 de agosto, quinta-feira, às 16h, no canal Reator 57, pelo YouTube.

Fonte: IPEN