A Romênia e o Canadá finalizaram um acordo para fortalecer a cooperação em energia nuclear em um movimento que permite a conclusão, reforma e possível expansão da usina nuclear de Cernavoda. “Fico feliz que em nosso projeto de modernização e construção de novos reatores nucleares, além dos parceiros dos EUA e da França, sejamos acompanhados pelos parceiros canadenses, com quem temos uma longa e muito boa colaboração neste campo, “disse a ministro romeno de recursos minerais Virgin Popescu. Ele assinou o acordo com o embaixador canadense na Romênia Annick Goulet, que estava no lugar de Seamus O’Regan, o ministro dos recursos naturais. Goulet disse que “A cooperação nuclear tem sido um pilar do relacionamento de 55 anos entre o Canadá e a Romênia.”
A Romênia deseja concluir duas unidades adicionais de Candu na planta de Cernavoda e também está fazendo planos para reformar os dois Candus operacionais para uma vida útil mais longa. Desde janeiro de 2020, vem montando uma equipe internacional para concluir o trabalho, e o texto do acordo com o Canadá inclui cláusulas explícitas para estabelecer discussões multilaterais entre vários governos que implementam conjuntamente o trabalho em Cernavoda.
Cernavoda é a única usina nuclear da Romênia. Possui duas unidades operacionais Candu-6 que fornecem até 20% da eletricidade do país. Além da conclusão das unidades 3 e 4, a Nuclearelectrica está trabalhando com a Candu Energy, parte do Grupo SNL-Lavalin do Canadá, para estender a vida operacional da unidade 1 até 2026, quando ela passaria por uma reforma completa. Um trabalho semelhante foi concluído, ou está em andamento, em várias unidades canadenses da Candu.