Carregamento de combustível de Angra 2 é concluído

Angra 2 já está com a carga do núcleo do reator completa. O carregamento de combustível foi concluído nesta segunda-feira (12), às 14h55. Também foram terminados os trabalhos na redundância 10.

No momento, estão em andamento o reparo e a troca de palhetas do rotor da turbina de alta pressão. Além disso, está em fase de conclusão a inspeção de suportes, amortecedores e penetrações elétricas e mecânicas. Das 4.007 licenças de trabalhos programadas, foram já finalizadas 2.862.

Em relação ao grau de infecção pelo coronavírus na Eletronuclear, a parada de Angra 2 não vem tendo um impacto na quantidade de casos da empresa. Para começar, tem havido uma queda no número de casos de covid-19 na empresa nas últimas semanas, segundo o último levantamento da Diretoria de Administração e Finanças, que considera dados até 5 de julho.

Carregamento do núcleo do reator

A média móvel semanal de novos casos mostrou uma queda de 15% em relação à semana anterior e também na comparação com os 15 dias prévios. Até a data limite do estudo, haviam 16 empregados com a doença ativa na companhia.

Evolução da covid-19 na empresa segue país

Além disso, a evolução da covid-19 na Eletronuclear continua seguindo a tendência do Brasil. “Para se ter uma ideia, nesse momento da 1P26, a taxa de trabalhadores da parada com a doença estava em torno de 7% a 8%. Naquela época, a situação da pandemia estava pior do que agora. Na 2P17, a taxa está, atualmente, abaixo de 2,5%. Com o avanço da vacinação no país, o quadro já melhorou”, explica Denis Figueira, responsável pelo levantamento.

Ele acrescenta que prova disso é que a porcentagem de empregados contaminados pelo coronavírus que trabalham na parada é praticamente igual à dos profissionais que atuam nas demais atividades da Eletronuclear. “Os nossos empregados estão se contaminando mais fora da empresa do que dentro”, complementa.manutenção de válvulas.png
 (Moderado)

Manutenção de válvulas do sistema de desvio de vapor

Por fim, Denis ressalta que é importante todos os colaboradores da Eletronuclear se vacinarem para a companhia permanecer com um número baixo de infectados. “A vacina tem sido a razão principal pela qual os números da pandemia vêm caindo no país. A empresa também se beneficia disso”, conclui.

Colaboradores devem enviar comprovante de vacinação

A Eletronuclear reitera a todos – empregados e contratados – que, após receberem cada dose do imunizante contra a covid-19, tirem uma foto do comprovante e o enviem para a área de medicina do trabalho da companhia com a maior brevidade possível.

Essa informação é fundamental para atualizar os dados da Central de Atendimento à Covid-19 da empresa, que tem demonstrado ser uma das ferramentas mais eficazes da companhia na gestão da crise provocada pela pandemia.

Os profissionais de Angra dos Reis devem mandar um e-mail para saudang@eletronuclear.gov.br. Já os trabalhadores da sede devem mandar a mensagem para fmoraes@eletronuclear.gov.br e luizakl@eletronuclear.gov.br.

Além do comprovante, é necessário informar o número da matrícula e um telefone de contato. O acesso ao documento está restrito à equipe de saúde. Mas atenção: mesmo vacinados, os colaboradores devem continuar a seguir as medidas de prevenção.reparo no PDGD01BC001.jpg
 (Moderado)

Reparo no PDGD01BC001

Fonte: https://sway.office.com/jQcvu0CTXIbwvXWf