A Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS) realizou nesta semana uma cerimônia virtual para dar posse aos novos componentes do seu comitê executivo para um mandato de três anos. O Brasil será representado pelo presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), Celso Cunha, que será um dos membros do colegiado, ao lado da argentina Norma Boero. O presidente do conselho será o mexicano Javier Palacios.
“A Seção Latina Americana é um espaço extremamente importante para toda a América Latina, porque discute o uso da tecnologia nuclear de forma pacífica. Incentivar a junção entre os países da região é algo extremamente importante. Isso fortalece as cadeias produtivas e permite fazer discussões regionais para que possamos apresentar posições para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)”, comentou Celso Cunha, em recente entrevista ao Petronotícias.
O ministro de Minas Energia, Bento Albuquerque, esteve presente no encontro virtual e foi homenageado pela LAS/ANS pela sua contribuição no desenvolvimento e implementação do Programa Nuclear da Marinha e na conclusão das obras de Angra 3. Outros nomes importantes do setor nuclear brasileiro participaram da cerimônia, como o presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, o diretor da Framatome na América Latina, André Salgado, entre outros.
A Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana, que em abril completou 45 anos de existência, é uma entidade com o objetivo de discutir os interesses dos profissionais nucleares da região. Entre 24 e 27 de novembro, a entidade organizará um simpósio para debater a formação de novos talentos para o setor nuclear.