Subsidiária da Rosatom conclui montagem de reator da central nuclear de Leningrado

Subsidiária da Rosatom conclui montagem de reator da central nuclear de Leningrado

A subsidiária da Rosatom, a Rosenergoatom, terminou a montagem do reator VVER-1200 para a unidade 1 da central nuclear de Leningrado, na Rússia. O equipamento está sendo preparado para a primeira citricidade ainda em janeiro.

O site existente da planta de Leningrado tem quatro unidades RMBK-1000 em operação, enquanto a Leningrad II terá quatro unidades VVER-1200. O teste do sistema passivo de remoção de calor da unidade 1 de Leningrad II foi concluído no final de agosto e o carregamento de combustível começou em dezembro.

Alexander Belyaev, engenheiro-chefe da Leningrad NPP, afirmou: “O reator está totalmente montado, selado e pronto para testes hidráulicos do primeiro e segundo circuitos, durante o qual voltaremos a verificar o equipamento da instalação do reator e finalmente confirme sua densidade. Depois disso, será possível iniciar o reator com o nível mínimo de potência controlada.

Belyaev  contou ainda que esta fase preparatória prevê uma série de testes físicos que permitirão refinar as características físicas de nêutrons do primeiro carregamento de combustível do reator nuclear, bem como provar a confiabilidade de todo o sistema de controle e segurança do sistema nuclear.

 

Fonte: Petronotícias