Presidente da ABDAN se reúne com o Secretário de Coordenação de Sistemas do GSI/PR

Presidente da ABDAN se reúne com o Secretário de Coordenação de Sistemas do GSI/PR

O Presidente da ABDAN, Celso Cunha, juntamente com o Almirante Autran, esteve em Brasília, no último dia 10, para uma reunião, no GSI/PR – Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, com o Secretário de Coordenação de Sistemas e Secretário Executivo do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro – CDPNB, o Contra-Almirante Noriaki Wada. O objetivo do encontro foi discutir sobre a recente retomada das atividades desse Comitê, decorrente da publicação do Decreto de 22 de junho de 2017 que transfere a sua coordenação para o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Segundo Celso Cunha, a reunião foi bastante produtiva. “A participação da ABDAN na discussão que avalia esse Comitê é de extrema importância. Já avançamos bastante nesta última reunião e a boa notícia é que o governo constituirá, em breve, três Grupos Técnicos, no âmbito do CDPNB, sendo um para elaborar a proposta da Política Nuclear Brasileira, outro para estudar a conveniência da flexibilização do monopólio da exploração dos minerais nucleares e o terceiro para estudar a flexibilização do monopólio da produção de Radiofármacos”, explicou o presidente.

O GSI/PR já exerce a atividade de Órgão Central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e agora, com esse novo decreto, recebeu também a atribuição de coordenar esse importante e estratégico colegiado, com o objetivo de fixar diretrizes e metas para o desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro.