Pela primeira vez, ABDAN realiza Prêmio de Reconhecimento Nuclear

Na última sexta-feira (01), a Abdan realizou a primeira edição do Prêmio de Reconhecimento Nuclear, no Clube Naval do Rio. Criada pela associação, a premiação teve como objetivo homenagear personalidades do setor nuclear que estimulam o segmento ao longo das décadas. O evento contou com a presença de parlamentares, universitários e agentes do setor.

A abertura do evento contou com o discurso de boas-vindas do presidente da Abdan, Celso Cunha, que falou sobre a necessidade da tomada de posição para o retorno das obras da usina nuclear de Angra 3. Além disso, Cunha ressaltou ainda a importância do desenvolvimento das atividades nucleares no Brasil, não somente na geração de energia, mas também na área da medicina.

Ronaldo Arthur Cruz Fabricio recebe homenagem durante Prêmio de Reconhecimento Nuclear
Ronaldo Arthur Cruz Fabricio recebe premiação no Prêmio de Reconhecimento Nuclear
Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior recebe Prêmio de Reconhecimento Nuclear
Presidente da ABDAN, Celso Cunha, homenageia o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima de Albuquerque Junior durante evento

Ronaldo Arthur Cruz Fabrício foi um dos homenageados da tarde. O engenheiro civil é vice-presidente executivo da Abdan, membro do Conselho de Administração da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), empresa responsável pela construção da Usina de Jirau, e membro do Conselho Empresarial de Energia da FIRJAN. Durante seu discurso de agradecimento, o Ronaldo Arthur lamentou o atraso nas decisões para a retomada das o bras da Usina de Angra 3. Segundo ele, a decisão de se criar mais uma empresa estatal para assumir as empresas Itaipu e Eletronuclear é espantosa, pois envolve mais gastos e burocracia.

O Almirante de Esquadra Bento Costa Lima de Albuquerque Junior também recebeu o prêmio e agradeceu: “Essa homenagem não é para mim, é para Marinha, pelo trabalho que realiza no desenvolvimento do setor nuclear brasileiro”, disse. O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear Tecnológico da Marinha abordou também sobre a importância da Eletronuclear e do reinício das obras de Angra 3.

O Almirante Bento representa a importância da Marinha no setor nuclear. Desde 1979, a Marinha realiza seu Programa Nuclear, que tem como objetivos o desenvolvimento de capacitação tecnológica nacional no projeto, construção, comissionamento, operação e manutenção de reatores núcleo-elétricos tipo Pressurized Water Reactor (PWR) e na produção de combustível nuclear.

José Carlos Bressiani é um dos homenageados durante Prêmio de Reconhecimento Nuclear
José Carlos Bressiani discursa após receber o Prêmio de Reconhecimento Nuclear

Representando a academia, estava o engenheiro de materiais e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear, José Carlos Bressiani. Autor e co-autor de mais de 370 trabalhos científicos,  Bressiani representa a academia e a área de regulação nuclear. O engenheiro atuou como orientador de 16 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado e foi membro de conselhos técnicos, universitários e de comissão de pós-graduação.

O quarto homenageado foi Leonam dos Santos Guimarães. Honrado com o prêmio, o presidente da Eletronuclear destacou a importância da iniciativa da Abdan com o evento. Segundo Leonam, essa é uma boa oportunidade de se reunir o setor nuclear, bem como prefeitos da região de Angra e parlamentares. Leonam falou ainda sobre o momento delicado em que passa a Eletronuclear atualmente e disse estar comprometido para equacionar a situação.

Leonam dos Santos Guimarães é homenageado durante Prêmio Mérito Nuclear
Entrega do Prêmio de Reconhecimento Nuclear ao presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães

O Prêmio de Reconhecimento Nuclear é uma das novidades da Abdan. Segundo Cunha, a entidade pretende repeti-lo regularmente a fim de que, anualmente, sejam premiadas as pessoas que mais contribuem com o setor.