Nuclep oficializa certificação de cilindro construído para a INB

A Nuclep conseguiu a certificação de homologação do projeto e construção do Cilindro 30B fabricado para a INB. Emitido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o certificado aponta as informações de análise do projeto e a garantia de que estão de acordo com as normal de segurança nacionais e internacionais.

Na última semana (19/01), aconteceu a cerimônia, na fábrica da Nuclep. A celebração contou com a presença da diretoria executiva da empresa; dos empregados da Nuclep; o ex-diretor industrial e presidente, Liberal Ênio Zanelatto; do presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Reinaldo Gonzaga; o diretor de Enriquecimento da INB, Álvaro Luís de Souza Alves Pinto; o diretor de Radioproteção e Segurança da Cnen, Alexandre Gromann de Araújo Góes; e o gerente de Contratos do Instituto Brasileiro de Qualidade Nuclear (IBQN), João José Furley dos Santos.

 

Sobre o projeto

O projeto atende a um contrato firmado entre Nuclep e a INB para projetar, fabricar e homologar, junto à Cnen, os primeiros embalados nacionais para armazenamento e transporte de hexafluoreto de urânio (UF6).

A aprovação confirma que o projeto dos cilindros está qualificado para uso no processo de enriquecimento de urânio e, portanto, para a produção nacional de elementos combustíveis para reatores nucleares.

Com a certificação, o Brasil produzirá cilindros 30B necessários para suprir a demanda das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2. Até o momento, os cilindros utilizados no país, eram produzidos no exterior, o que torna a Nuclep a única empresa brasileira certificada para fabricar esses recipientes.

 

Fonte: Nuclep