Comitiva da INB visita empresas dos EUA para aprimorar produção de pastilhas

Uma comitiva da INB visitará duas empresas nos Estados Unidos, entre os dias 11 e 17 de agosto, com o objetivo de aprimorar o sistema de retífica das pastilhas de dióxido de urânio (UO2) – uma das etapas para a fabricação do elemento combustível.

Os integrantes da comitiva grupo irão conhecer o sistema de retífica na Westinghouse, em Columbia, na Carolina do Sul, empresa que é referência na área nuclear. Logo depois, a comitiva irá à Royal Master Grinders, em Oakland, Nova Jersey, avaliar as especificações para a compra de uma nova retífica para a INB.

O grupo é formada pelo superintendente Marcelo Sobral, e os técnicos Fraciole Ezequiel e Rodrigo Barbosa. Recentemente eles estiveram na Argentina para conhecer processos da Conuar (Combustibles Nucleares Argentinos).

PRODUÇÃO– Com o urânio enriquecido sob a forma de pó (UO2) são produzidas as pastilhas, que têm a forma de um cilindro de aproximadamente um centímetro de comprimento e de diâmetro. Essa etapa de produção do Elemento Combustível é produzida em Resende, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN).
Apenas duas destas pastilhas produzem energia suficiente para abastecer uma residência média, com quatro pessoas, durante um mês.

 

(INB)