Chineses podem ter desistido de concorrer para terminar Angra 3

A Eletronuclear  ainda procura um sócio para a conclusão de Angra 3.  Segundo informações, a gigante russa Rosatom estaria mais próxima de assumir o controle das obras para sua conclusão. Os chineses da CNNC – China National Nuclear Corporation –  já teriam desistido do projeto, já que eles não teriam o controle sobre as obras civis e sobre os equipamentos que já estão comprados.

Os chineses preferem concorrer para uma próxima usina do  Programa Nuclear Brasileiro. Por enquanto, o interesse maior é entrar firme no setor de equipamentos médicos e isótopos. A geração nuclear de energia está crescendo muito no mundo.  Os países que desenvolvem altos níveis de tecnologia estão adotando a energia nuclear como a principal opção de geração, como Coreia do Sul, Índia, Rússia, Arábia Saudita  e China.

Segundo estimativas da Agência Internacional de até 2040 os investimentos em energia nuclear devem somar US$ 1,1 trilhão, elevando os níveis de produção em cerca de 46%. No mundo, o crescimento acelerado da economia global tem impulsionado a construção de novos reatores de energia nuclear. Depois da China, o projeto mais ambicioso neste momento  é o da Arábia Saudita que decidiu construir 16  reatores no país para não depender da energia apenas gerada pelo petróleo, investindo 65 bilhões de dólares nesses projetos nucleares para uso pacífico.

 

Retirada do portal Petronotícias.