Angra 2 pode não ter combustível para gerar energia em 2019 por corte de 67 % no orçamento da INB

Começou nesta segunda-feira ( 23 ) e vai até a próxima quinta-feira, a oitava Conferência Internacional do Atlântico Nuclear – INAC 2017, promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear – ABEN. O encontro está sendo realizado  no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O tema do evento é Energia Nuclear para Projetos Nacionais, que pretende discutir a energia nuclear como uma fonte que gera demanda industrial, emprego, desenvolvimento social e econômico e contribui para os objetivos ambientais nos países e regiões onde opera.

E já começou com importantes palestras, como a do presidente interino da Eletronuclear, Leonam Guimarães. Ele disse que pelo corte de 67 % da verba, a INB, Indústria Nuclear Brasileira, a Usina Nuclear de Angra 2 pode ter suas operação comprometida em 2019 e que os custos que os bancos estão cobrando de Angra 1 e 2, podem atrapalhar a empresa no seu desenvolvimento.

O novo presidente da INB, Reinaldo Gonzaga, confirmou que a empresa  não entregará a carga de combustível para Angra 2, pelo corte de seu orçamento. A empresa não está mais produzindo urânio, mas importando. O Brasil é um dos poucos países do mundo a ter minas de urânio em seu território.

A Conferência incluirá três reuniões técnicas independentes, mas complementares: o XX Encontro de Física de Reatores Nucleares e Hidráulica Térmica (ENFIR), o XIII Encontro de Aplicações Nucleares (ENAN) e a V Reunião sobre Indústria Nuclear (ENIN). Em conjunto, a sétima edição das Sessões Técnicas de Pós-escola Júnior será organizada para estudantes de graduação de várias faculdades e universidades, a fim de compartilhar com os participantes os resultados relevantes alcançados em seus trabalhos de pesquisa sob a supervisão de pesquisadores nucleares de instituições brasileiras.

Complementar ao programa, a ExpoInac, a exposição técnica e comercial tradicional, irá ao lado do INAC 2017, oferecendo a oportunidade de se conectar com os delegados, aprimorar os relacionamentos com clientes existentes e conhecer novos, demonstrar produtos ou serviços, lançar novos produtos e Procura parceiros internacionais formando novas alianças.

 

Fonte: https://petronoticias.com.br/archives/104560