Amazul participa da Conferência da Agência Internacional de Energia Atômica

Amazul participa da Conferência da Agência Internacional de Energia Atômica

A Amazul integra a comitiva brasileira presente à 62ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que se realiza em Viena até dia 21/9. A empresa tem um estande em local destacado na conferência, juntamente com a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). A Amazul é representada por Ney Zanella dos Santos, diretor-presidente; Luciano Pagano, diretor técnico e de Operação; e Nilo Almeida, coordenador técnico. O presidente da Cnen e conselheiro da Amazul, Paulo Roberto Pertusi, também participa da conferência.

Um dos eventos principais da conferência é um fórum científico sobre clima, no qual especialistas discutem como a ciência e a tecnologia nuclear ajudam a mitigar, monitorar e adaptar-se às mudanças climáticas.

Na pauta do segundo dia, discutiu-se também o fortalecimento da segurança em medicina nuclear, o emprego das tecnologias no combate ao câncer e na ciência forense, o papel da liderança informal na conquista da igualdade de gênero e outros temas técnicos e políticos.

Para a Amazul e a Cnen, que estão desenvolvendo o Reator Multipropósito Brasileiro, um dos debates mais importantes foi sobre “Entregando resultados contra o câncer”, no qual especialistas de alto nível de centros de câncer de todo o mundo destacaram o apoio da AIEA na capacitação, assessoria técnica e aquisição de ferramentas e equipamentos para a luta contra a doença.

Foto: Reinaldo Gonzaga (INB), Paulo Roberto Pertusi (Cnen), Marcel Biato (embaixador do Brasil na AIEA), almirante de esquadra Bento Lima (diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha), Ney Zanella dos Santos (Amazul) e Carlos Henrique Silva Seixas (Nuclep) participam da conferência da AIEA