ABDAN DEFENDE SEPARAÇÃO DAS FUNÇÕES REGULATÓRIAS E DE FISCALIZAÇÃO DA CNEN NA ENTREGA DO PRÊMIO DE DESTAQUE DO SETOR NUCLEAR

ABDAN DEFENDE SEPARAÇÃO DAS FUNÇÕES REGULATÓRIAS E DE FISCALIZAÇÃO DA CNEN NA ENTREGA DO PRÊMIO DE DESTAQUE DO SETOR NUCLEAR

SWSWSWSO evento da entrega do  Prêmio de Reconhecimento Nuclear está sendo realizado esta tarde (22) na sede do Clube Naval, no Centro do Rio de Janeiro.  Já consagrado no calendário do setor no Brasil, ele chega à sua terceira edição homenageando quatro importantes personalidades do segmento. Os homenageados deste ano são o Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; os pesquisadores Aldo Malavasi e Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho; e o engenheiro João Carlos Cunha Bastos. O encontro é organizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan) e marcará também o início da parceria da entidade com o Sebrae, com o objetivo de fomentar startups, micro e pequenas empresas do segmento nuclear. Ao justificar a escolha dos premiados deste ano, o presidente da Abdan, Celso Cunha, enalteceu a contribuição dada por cada um deles à indústria nuclear. Celso Cunha fez o discurso de abertura da cerimônia. Um discurso forte, que o Petronotícias reproduz na íntegra:

“ Bem-vindos à entrega do Prêmio Mérito Nuclear 2019.

 Primeiramente, gostaria de agradecer ao Almirante de Esquadra Eduardo Monteiro Lopes e o Capitão de Mar e Guerra Teresa Raquel Martins de Carvalho, presidente e diretor social do Clube Naval do Rio de Janeiro, respectivamente, por nos ceder o espaço desse magnífico clube.  Gostaria de cumprimentar o Exmo. Senhor Ministro de Minas e Energia Bento Costa Lima de Albuquerque Junior o qual o cumprimentando, comprimento WSWSWSWSWa todos os amigos do Governo Federal.

 Gostaria de Cumprimentar ao Exmo. Senhor Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro Leonardo Rodrigues o qual cumprimentando, cumprimento a todos os amigos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Gostaria de Cumprimentar ao Senhor Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e ao Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira a quem cumprimentando, cumprimento a todos os amigos da MARINHA DO BRASIL.

Gostaria de Cumprimentar o Consul Geral do EUA, no Rio de Janeiro, Mr. Scott Hamilton, a quem cumprimentando, cumprimento a todos os membros das equipes diplomáticas. Gostaria de cumprimentar ao Dr. Leonam Santos Guimarães -Presidente da Eletronuclear, a quem cumprimentando cumprimento a todos os amigos da indústria Nuclear Brasileira.  Gostaria de cumprimentar aos Dra. Ana Célia Sobreira, a quem cumprimentando, cumprimento a todos os nossos novos filiados do Setor da Medicina Nuclear da ABDAN.

 Gostaria de cumprimentar ao Presidente do CNC-Confederação Nacional do Comércio e Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE

Angra 3

Angra 3

Nacional, José Roberto Todros e ao Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, Presidente da Fecomércio a quem cumprimentando, cumprimento a todos os amigos do Sebrae. Gostaria de cumprimentar a Dra. Patrícia Willand, Diretora da World Nuclear University, Word Nuclear Association e gostaria de aproveitar este momento para anunciar que a Word Nuclear University em 2020, ocorrerá no período de 03 a 06 de junho de 2020, em Recife.

 É com muita satisfação que a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares – ABDAN – recebe a todos neste evento. Se tivéssemos que definir o que foi o ano de 2019 para o Setor Nuclear em uma frase, creio que poderíamos defini-lo como: O Setor da Geração Termonuclear começa a apresentar uma solução para a conclusão do empreendimento de Angra 3 e o Governo sinaliza com novas Usinas no PDE 2029 e no PNE 2050.

uranioA possibilidade da quebra do monopólio ou da flexibilização deste nas áreas de Termo geração, Mineração do Urânio e dos Radio fármacos traz esperanças para a solução de problemas antigos. A oitava cascata de enriquecimento de urânio da INB dará partida no próximo dia 29/11/2019 e estamos em via de retomarmos a mineração na mina de Caetité. Não podemos deixar de ressaltar aqui, que o crescimento da Eletronuclear e da INB é mais um dos exemplos de ciclo virtuoso trazido para O Estado do Rio de Janeiro, da Bahia e para o Brasil.

 A Batalha Continua…

A ABDAN em 2019 participou de quase todos os debates ocorridos em Brasília, junto aos órgãos Governamentais bem como apoiou ou organizou 33 eventos no setor.   Ressaltamos aqui o grande trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro – CDPNB, conduzido pelo GSI que aqui está representado pelo Contra Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, através de sua equipe e dos seus grupos de trabalho nas mais diversas áreas do conhecimento do Setor.

UM DOS GRANDES NOS DO SETOR, está na REGULAÇÃO e na FISCALIZAÇÃO.

O mercado anseia por uma definição sobre a separação das funções regulatórias e de fiscalização da CNEN. A criação de uma Autoridade Regulatória ou uma Agência forte, ágil e independente e algo aguardo pôr todos, inclusive pelos próprios organismos internacionais.

 Fazer valer o paradigma:

 “de quem Projeta não executa, quem executa não fiscaliza”.

Cabe-nos ressaltar aqui, que com o aquecimento do mercado Nuclear não podemos permitir que sejamos freados pela área regulatória, que possui excelentes profissionais, sobre pena de atrasarmos a execução de todos os projetos em curso. Demos curso a decisão do colegiado da ABDAN de implantarmos o segmento da Medicina Nuclear. As empresas se filiaram. Abrimos conversações com o GSI, com a ANVISA, com a SWSWSWANAC entre outros órgãos neste segmento. O empresário passou a ter uma casa que o representa.

 Apresentamos proposições a consulta pública da ANVISA para as RDCs 703, 704 e 705 que regula o mercado de rádio fármacos. Iniciamos um debate sério sobre o AUMENTO ABUSIVO que a empresa LATAM, que é de 300%, deseja implementar no país. A ANAC homologou mais duas empresas para oferecer os serviços. A GOL e a AZUL. Tivemos que escutar da LATAM, que se as empresas não aceitassem este aumento eles parariam de fornecer este tipo de transporte.

Pergunto: Como ficam os doentes portadores de câncer que precisam de tratamento? Reduziram o aumento para 200% e pararam com voos para determinadas cidades.

 Bem eu quero dizer aqui que: A BATALHA não terminou. Continuamos Avançando…

 As obras para a construção do depósito de combustível empobrecido (UAS) da Eletronuclear avançam com a Empresa Holtec. A nossa Marinha swwsque apesar de toda a dificuldade orçamentária vem avançando na execução do seu Programa – PROSUB, através da Nuclep, da AMAZUL, da ICN e do CMSTP, na construção dos seus 4 submarinos convencionais e na Construção do primeiro Submarino com propulsão Nuclear Brasileiro.

 A ABDAN tem Orgulho de poder estar contribuído para o crescimento do Setor Nuclear.  Como marco da União entre nossas Instituições e  como demonstração da consolidação das ações que veem sendo tomadas a ABDAN em conjunto com todos os seus parceiros,  convida a todos para a participarem do I Encontro Internacional de Negócios a se realizar do dia 31/08 a 03/09/2020 a se realizar no Rio de Janeiro que já nasce com a parceria do SEBRAE – RJ, AIEA. NEI, SFEN, Autarquias, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e todas as empresas filiadas da ABDAN.

 Agradeço a todos mais uma vez pela presença e CONVOCO A TODOS para que este novo olhar, que se estabeleceu no setor, siga pautando os horizontes da energia nuclear, e de nossas Instituições, como um dos vetores indutores do desenvolvimento sustentável da nação brasileira.

Nós Somos a ABDAN.”

Link Original